Entrevista com cacique discente Raoni


Líder de causas sociais, revolucionário de lutas sociais, politicamente envolvido nas redes sociais. São poucos aqueles que não conhecem uma das maiores personalidades discentes da Universidade Federal de Viçosa. Raoni Garcia Ferreira, 26 anos, natural de Ribeirão Preto, estudante e amante da Geografia.  Embora seja um dos jovens mais legais da UFV, não tem relações algumas de parentesco com Cacique Raoni - reacionário indígena amado por muitos.
 Além de reclamar das reclamações daqueles que reclamam, o futuro geógrafo não nos contou qual a marca do seu shampoo favorito.


1 - Ufv: Raoni você é de Ribeirão preto, como é que você veio para aqui?
Raoni: Então minha irmã já fazia curso aqui. Ela formou em agrícola na universidade e por conta disso eu vim parar aqui também para poder fazer o curso de geografia.

2 - Ufv: Por que Geografia?
Raoni:  Cara..isso foi uma longa história. Eu fazia o cursinho com o intuito de tentar Engenharia Química ou Engenharia Florestal e Ambiental, mas quando chegou pouco tempo antes de fazer a escolha, resolvi geografia. Escolhi porque comecei a conhecer um pouco mais sobre essa ciência e porque a minha tia, com quem eu morava junto era professora de geografia me passava a disciplina não como simplesmente uma matéria de colégio, mas como uma Ciência.

3 - Ufv: Você é um dos rapazes mais conhecidos da UFV por dois motivos. Você modera as principais redes sociais da UFV e porque você está sempre envolvido em vários projetos da universidade. Como é moderar essas redes sociais e ainda conseguir participar de tanta coisa?
Raoni: Cara, eu não sei se eu sou assim tão conhecido, não. Eu acho que é mais um alarde que o pessoal faz. Se eu sou conhecido, não estava sabendo. Mas essas moderações que eu faço, mas que agora já não estou fazendo mais é bem complicado, pois muitas pessoas não entendem o que eu to querendo fazer e todo dia você recebe mensagem de pessoa reclamando: “Pô, mas isso aqui ta tudo bagunçado, dá uma ajeitadinha ai.”
Por isso mesmo que eu decidi: se é a vontade de todas as pessoas que acham que a organização é chata, que seja assim. Por isso mesmo que eu não estou moderando mais nenhum grupo.

4 – Ufv: Quais projetos da universidade você está envolvido?
Raoni: No momento eu estou me envolvendo com um projeto de aquecedores solares a baixo custo, que é um projeto dentro do grupo engenheiros sem fronteiras que é o braço direito do grupo engenheiros sem fronteira do Brasil, aqui na UFV.
Também estou atuando junto com o grupo que formou o movimento da bicicletada em Viçosa. Dentre os projetos também tenho um projeto chamado Mostra Territórios de cine-debate, além de participar do grupo de teatro da universidade. E no momento é só isso mesmo.

5 - Ufv: De onde vem tanto empenho?
Raoni: (Risos). Cara, não sei, bicho. A gente tenta fazer de tudo um pouco, sempre estar envolvido com alguma coisa e precisa de bastante esforço mesmo.

6 - Ufv 69: Raoni um caríssimo amigo seu cujo nome não pode ser citado por esse blog, me confidenciou que você esta quase virando um vereador na cidade. Pensa em entrar pra política?
Raoni: Não, eu não penso em entrar pra política, até porque eu não tenho muito dom pra isso não.

7 - Ufv: No seu facebook tem várias pessoas que inspiram você – Einstein, Machado de Assis, George Orwell, Lula e Aristoteles. A gente queria que você nos falasse um pouco sobre qual é o seu maior ídolo e uma citação dele.
Raoni: O ídolo que eu tenho é o Milton Santos, geógrafo de grande renome não só no Brasil como no mundo.  E a citação dele é:            
"Centros urbanos modernos não destroem a experiência humana. O que a destrói é a civilização que adotamos"

8 - Ufv 69: Sobre a pedalada em viçosa em Viçosa. Assunto polêmico. A bicicletada organizada por você tem o intuito de aumentar o respeito aos ciclistas. A participação de 115 ciclistas se rendeu ao semáforo. O que para você foi tão lamentável?
Raoni: Na verdade a bicicletada não foi organizada por mim, a bicicletada é uma coincidência organizada. Então não só eu como várias pessoas com quem eu já vinha conversado a algum tempo, elas tinham a mesma idéia, elas tinham o mesmo anseio. Então a gente simplesmente se juntou e organizou, e começamos a chamar os amigos que chamaram outros amigos e assim por diante. E eu achei bem cômico a postagem anterior sobre a bicicletada, achei bem engraçado, só que de certo modo acho que o lamentável foi por conta que nem todos os acadêmicos que tem acesso ao blog terão a mesma leitura que eu e alguns amigos meus tiveram. Tem gente que vai olhar e não vai conseguir analisar o verdadeiro contexto da critica que vocês fazem e vai tomar aquilo como um deboche para com a bicicletada.

9 - Ufv: Os semáforos tem contribuído significativamente para a redução de acidentes e mais tantas outras bem feitorias na cidade. Fale um pouco sobre a atuação dos semáforos, com relação a bicicletada também.
Raoni: Quanto a semaforização dentro de Viçosa, eu acho o seguinte realmente tem alguns pontos que tem que ter semáforo e coisa e tal, mas viçosa esta perdendo uma característica bem peculiar que é o motorista andar passivamente no transito. Porque aqui antigamente, antes da semaforização as pessoas sempre andavam de carro, mas prestando atenção nas ações dos carros e também dos pedestres e dos ciclistas na maioria das vezes, nem sempre, as vezes ocorriam alguns acidentes que eram lamentaveis. E isso esta se perdendo, hoje um pedestre para na calçada para atravessar a rua parece um mar cheio de tubarões, se ele pisa na rua sem ao menos tomar alguma precaução ele pode ser atropelado.

10 - Ufv: Quando eu cheguei aqui umas das principais reclamações era com relação ao transito que era bagunçado, e pediram pra colocar semáforo.Se tirarem os semáforos, os estudantes vão pedir pra colocar de novo?
Raoni: Eu acho que não é por ai agora que os semáforos já estão instalados, não adianta querer tirar os semáforos. Mas estruturar de uma melhor forma que você vê hoje da forma que esta no começo, eles devem estar fazendo uma série de testes pra poder reelaborar e tal, mas não é tirar não é por ai.

11 - Ufv: Bate Bola
Raoni por Raoni: Eu me acho um cara bem animado com aquilo que eu busco, uma pessoa que acredita naquilo que busca. Além de persistente eu sou chato também, muita gente fala que eu sou chato. Mas eu sou chato mesmo e assim que a gente tem que ser quando você acredita nas coisas.
Um político: Lula
Uma bicicleta: A minha
Deus: Não sei
Dantonino: Um cara que precisa pensar mais naquilo que ele fala
Fome na Africa: Conseqüência das ações da humanidade
Jair Bolsonaro: Palhaço
Luiz Claudio Costa: Gente boa
Uma marca de cerveja: Stela Artois
Uma marca de detergente: Porra


12 - Ufv: Se você tivesse o poder de mudar o mundo. Por onde começaria?

8 comentários:

  1. finalmente alguma coisa nem tão medíocre nesse blog. pena que a ortografia e estrutura estão tão ruins quanto nos outros posts, mas, dessa vez, o conteúdo salva.

    ResponderExcluir
  2. hahahahaha Porra, Gao, vai aceitar comentário desse naipe de anônimo? olha a pamonhice!

    ResponderExcluir
  3. já tentei postar comentários, mas meus comentarios nao sao aceitos...

    quem sabe este aqui.

    ResponderExcluir
  4. FOREVER ALONE! KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. A última foto não é arquivo pessoal???

    ResponderExcluir
  6. meeeeeeeeu, que blog superdahorinha! tocou o puteiro!

    ResponderExcluir
  7. Líder de causas sociais, revolucionário de lutas sociai...kkkkkkkkkkkkkkk
    Fura fila no R.U safado!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk³³³³

    ResponderExcluir